Módulos de Português IEAD 1º Ciclo – 8ª, 9ª e 10ª classe

Módulos de Português IEAD 1º Ciclo - 8ª, 9ª e 10ª classe
Modulo de Biologia 8ª, 9ª e 10ª classe

Material de Estudo Português do 1º Ciclo do Ensino Secundário Geral

O 1º Ciclo visa aprofundar as competências adquiridas no Ensino Básico, preparar os alunos para continuar os estudos no 2º ciclo e para a inserção no mercado de trabalho e auto-emprego.

Como consequência da medida presidencial no âmbito da pandemia do coronavirus de encerrar por 30 dias os estabelecimentos de ensino o MINEDH tem estado a tomar medidas para que mesmo assim os alunos não fiquem totalmente fora da acção pedagógica. Deste modo o MINEDH disponibilza por meio das suas plataformas conteúdos de aprendizagem recorrendo aos materiais de estudo autónomo estes materiais são propriedade do MINEDH estando proibido o seu uso para fins comercias, reprodução, cópias e outros que não sejam os destacados acima.

Copyright © Todos os direitos tutoriais reservados do MINEDH

Modulo 1 de Português

Módulo 1 de Português

Módulo 2 de Português

Módulo 2 de Português

Módulo 3 de Português

Módulo 3 de Português

Módulo 4 de Português

Módulo 4 de Português

Módulo 5 de Português

Módulo 5 de Português

Ensino Secundário Geral do 1º ciclo (8ª, 9ª e 10ª classes)

No final do 1º Ciclo do Ensino Secundário Geral, o aluno deve ser capaz de:

a) Comunicar fluentemente, oral e por escrito, em língua portuguesa;
b) Reconhecer a importância das línguas moçambicanas, como contributo para o desenvolvimento da sua comunidade;
c) Comunicar, oralmente e por escrito, em língua inglesa e francesa, num nível elementar, em diferentes situações de comunicação;
d) Reconhecer a importância da língua de sinais na comunicação com os portadores de deficiência auditiva;
e) Utilizar as diversas linguagens simbólicas, relacionando-as com o contexto;
f) Desenvolver pequenos trabalhos de pesquisa e apresentar os relatórios numa linguagem clara, coerente e objectiva;
g) Usar estratégias de aprendizagem adequadas nas diferentes áreas de estudo, ser empreendedor, criativo, crítico e auto-confiante ao desenvolver tarefas ou resolver problemas, no ambiente escolar e fora deste;
h) Aplicar os conhecimentos adquiridos e as tecnologias a eles associados na solução de problemas da sua família e da comunidade, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da sua vida e da sua família;
i) Reconhecer a diversidade cultural do país incluindo a linguística, religiosa, e política, aceitando e respeitando os membros dos grupos distintos do seu, desenvolvendo acções concretas que visam o respeito a preservação do património cultural;

j) Manifestar sentimentos de empatia, solidariedade, honestidade e humildade.
k) Comportar-se de forma responsável em relação à sexualidade e saúde reprodutiva;
l) Prestar os primeiros socorros e agir correctamente em situações de perigo, acidentes e calamidades naturais.

CARO ALUNO!

Bem-vindo ao Programa do Ensino Secundário à Distância (PESD). É com grata satisfação que o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano coloca nas suas mãos os materiais de aprendizagem especialmente concebidos e preparados para que você e muitos outros jovens e adultos, com ou sem ocupação profissional, possam prossseguir com os estudos ao nível secundário do Sistema Nacional de Educação, seguindo uma metodologia denominada por “Ensino à Distância”.

Com este e outros módulos, pretendemos que você seja capaz de adquirir conhecimentos e habilidades que lhe vão permitir concluir, com sucesso, o Ensino Secundário do 1o Ciclo, que compreende a ga, ga e 10a classes, para que possa melhor contribuir para a melhoria da sua vida, da vida da sua família, da sua comunidade e do País. Tendo em conta a abordagem do nosso sistema educativo, orientado para o desenvolvimento de competências, estes módulos visam, no seu todo, o alcance das competências do 1o ciclo, sem distinção da classe.

Ao longo dos módulos, você irá encontrar a descrição do conteúdo de aprendizagem, algumas experiências a realizar tanto em casa como no Centro de Apoio e Aprendizagem (CAA), bem como actividades e exercícios com vista a poder medir o grau de assimilação dos mesmos.

ESTIMADO ALUNO! A aprendizagem no Ensino à Distância é realizada individualmente e a ritmo próprio. Pelo que os materiais foram concebidos de modo a que possa estudar e aprender sozinho. Entretanto, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano criou Centros de Apoio e Aprendizagem (CAA) onde, juntamente com seus colegas se deverão encontrar com vários professores do ensino secundário (tutores), para o esclarecimento de dúvidas, discussões sobre a matéria aprendida, realização de trabalhos em grupo e de experiências laboratoriais, bem como da avaliação formal do teu desempenho, designada de Teste de Fim do Módulo (TFM). Portanto, não precisa de ir à escola todos dias, haverá dias e horário a serem indicados para a sua presença no CAA. Estudar à distância exige o desenvolvimento de uma atitude mais activa no processo de aprendizagem, estimulando em si a necessidade de muita dedicação, boa organização, muita disciplina, criatividade e sobretudo determinação nos estudos. Por isso, é nossa esperança de que se empenhe com responsabilidade para que possa efectivamente aprender e poder contribuir para um Moçambique Sempre Melhor!

BOM TRABALHO!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*