Importância da Conservação e Protecção das Florestas

O índice de destruição de florestas à escala mundial, atingiu nas últimas décadas níveis alarmantes. Nos países tropicais, a extinção desta formação vegetal se deve sobretudo às queimadas descontroladas, à excessiva exploração para fins comerciais, à procura de combustíveis e pastagens. Nos países industrializados, a chuva ácida e a poluição são as principais razões que estão na origem da extinção acelerada das florestas. Este fenómeno de dimensão mundial, constitui hoje o somatório da devastação florestal que ocorre nos vários países em ritmos e estágios diferentes, dependendo do seu nível de desenvolvimento e integração na economia mundial. Apesar de o fenómeno ocorrer em pontos bem localizados, a sua dimensão é de tal ordem que os reflexos se fazem sentir à escala planetária.

Por isso é urgente que se conheça a importância da conservação e protecção das florestas como ponto de partida para o desencadeamento de acções que levem a um maior e melhor controlo da situação através da implementação de um conjunto de medidas de forma integrada tanto ao nível local como regional e mundial que permitam:

a) protecção de 50 a 80% de animais e plantas do planeta;
b) renovação do oxigénio atmosférico sem o qual não é possível a vida;
c) a diminuição da erosão dos solos, como o grande responsável para o desenvolvimento da vida animal e vegetal;
d) a queda regular das chuvas;
e) a contenção do avanço dos desertos, etc.

A conservação das florestas pressupõe o uso regrado e sustentável deste recurso de maneira a evitar desastres ecológicos como aqueles que grassam hoje o mundo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*