A estrutura etária e sexual da população é a composição da população por grupos de idades e de sexo. A estrutura da população é importante porque oferece um conjunto de dados económicos, sociais, demográficos, tais como:
− A proporção da população por grupos de idades e por sexo;
− A proporção de grupos de idades em condições de trabalho;
− As classes etárias que constituem encargos para o resto da sociedade, (crianças e velhos) ;
− As classes etárias em condições para procriar, dando noção da taxa de natalidade e de fecundidade;
− Permite realizar projecções sobre efectivos escolares, daqueles que estão aptos para o mercado de trabalho, a mortalidade, o crescimento natural da população, etc.
A população moçambicana é constituída basicamente por jovens, sendo cerca de 44% com idade inferior aos 15 anos, 32,2 % entre 15 e 24 anos de idade. Por sua vez a proporção de idosos com idades superiores a 65 anos é apenas de 2,9%. A idade mediana é de 17.5 anos, o que significa que metade da população tem idade inferior a esta cifra.
Existe uma ligeira diferença entre a proporção de homens e de mulheres, sendo 52,1% de habitantes de sexo feminino e 47,9% de sexo masculino. Mas à medida que as idades aumentam a diferença da proporção entre homens e mulheres vai sendo maior.
Estrutura sectorial da população moçambicana.
Segundo estimativa da força de trabalho, a população economicamente activa agrupa-se em 3 categorias profissionais assim distribuídas:
Sector Primário: 82% da população, principalmente nas actividades agro-pecuárias.
Sector Secundário: 10% da população, sobretudo, nas actividades industriais e de construção.
Sector Terciário: 8% da população, sobretudo nas actividades de serviços e de administração pública.